Advertisement

Main Ad

TOP: 7 melhores adaptações cinematográficas

Postei dia desses sobre as 7 piores adaptações cinematográficas e deu certo, então, decidi fazer essa listinha aqui. É certo que no que concerne sobre adaptações de livros para filmes, há sempre uma gama de fãs que ficam decepcionados. Normal. Algumas coisas que nós consideramos importantes são deixadas de fora em prol de condensar o enredo em pouco mais de 120 minutos. Mas há aquelas que, mesmo com o corte de cenas, atores diferentes do imaginado e outras coisas, conseguem alcançar nosso coração e nos fazer ficar satisfeitos. Vamos a elas.

Obs.: É uma lista então... vai ficar em ordem de preferência da pessoa que escreve :p Mas sintam-se a vontade para comentar o que vocês acharam e se falta alguma coisa por aqui.

Confira a lista

  1. Divergente
1
 Quando eu soube que a saga Divergente viraria filme eu só pude pensar '' mais um que vai flopar''. Isso por que eu não confio na habilidade de certos diretores em colocar na tela tudo aquilo que nós, fãs, sentimos e gostamos quando lemos um livro. Agradar o público de uma obra juvenil é complicado, mas de alguma forma Neil Burger conseguiu. Não foi uma adaptação estupenda, mas ao menos não decepcionou. Tem todos os elementos importantes do livro, com o acerto na escolha do elenco. Shailene (Tris) e Theo (Quatro) tem uma super química juntos e ficaram ótimos em seus papéis. Zoey (Christina), Ansel (Caleb), Kate (Jeanine) e todo o resto do elenco foram só a cereja do bolo. Foi fiel e agradável. Infelizmente Insurgente foi um tiro no pé.

Escala de Satisfação: 8.0





  1. O Jogo do Exterminador
2
Esse é mais um exemplo de adaptação que me deixou com o pé atrás quando foi anunciada. Eu sou apaixonada pela saga de Ender, então claro que fiquei com receio de estragarem a história. Até por que, ela é meio complexa de se fazer entender, especialmente quando se fala num filme que não excederia 180 minutos. Mas, para meu alívio, Gavin Hood soube passar bem a intenção do livro de Orson Scott Card, apesar de ter apressado muitas passagens e detalhes importantes, creio que em prol da aceitação do público, afinal Ender tem apenas 6 anos no livro. Duvido que muita gente aceitaria um ator dessa idade ou mesmo uma história de sci-fi/distopia com um protagonista tão novo. Sim, eu sei que essa obra tem muitos fãs, mas um filme não é feito só para o leitores (y) O elenco que inclui Asa Butterfield (Ender), Harrison Ford e Abigail Breslin (Valentine) também achei muito bem escolhido. A ambientação também foi um ponto fortíssimo.
Escala de Satisfação: 8.5




  1. A Culpa é das Estrelas
3
Quem me conhece sabe que não sou muito fã desse livro, mas não posso negar que adaptação foi extremamente fiel e bem feita. Há quem diga que foi por influência da vigilância de John Green nos bastidores. Discordo. JK Rowling esteve nos bastidores de Harry Potter e mesmo assim saiu a bagaceira que saiu... enfim. Acredito que há diretores que se preocupam em realmente trazer os sentimentos do livro pra tela e Josh Boone é um deles. Quem leu o livro foi pro cinema e chorou até a última lágrima. Quem não leu também. É uma obra fiel, emocionante e completa e por isso merece estar nessa lista. Ah, e o elenco do filme também foi muito bem escolhido. Shailene (Hazel) mais vez detonando como protagonista. Achei que eu veria muito ''Tris'' nela, mas não vi. Ansel também se livrou do Caleb e criou um Gus tão incrível quanto o do livro, apesar das críticas sobre a escolha dele para o papel. Tapa na cara dos haters.
Escala de Satisfação: 9.0



  1. Jogos Vorazes
4
Gary Ross é outro exemplo de diretor preocupado. É claro que ele teve que fazer algumas alterações em prol do arrecadamento de grana e do orçamento do filme, mas tanto Jogos Vorazes quanto Em Chamas foram totalmente fiéis as partes tanto importantes quanto triviais do enredo, com mínimas alterações. Costumo dizer que até o que foi mudado nessa adaptação, foi para melhor. O elenco aqui é o ponto mais alto. Jennifer (Katniss) e Josh (Peeta), apesar de não terem muita química como casal, são críveis separadamente em seus papéis. Liam deu um Gale muito bom e o que dizer de Elizabeth Banks (Effie) e Woody Harrelson (Haymitch)? Aplaudo de pé. Lenny Kravitz como Cinna só me fez gostar ainda mais do personagem. Escolha perfeita.
Escala de satisfação: 9.5







  1. Laranja Mecânica
5
Há quem diga que foi uma adaptação ruim, mas em 90% dos casos, os fãs estão satisfeitos. Stanley Kubrick, famoso por sua escolha polêmica para enredos de filmes, foi cuidadoso e feliz em passar o clássico distópico de Anthony Burgess pras telonas. E, mais feliz ainda, quando insistiu em ter Malcolm McDowel para protagonizar Alex DeLarge. Seu trabalho de interpretação foi tão bem feito que há quem diga que não consegue ouvir ''singing in the rain'' sem lembrar primeiramente da cena icçônica de Laranja Mecânica, ao invés do filme homônimo a canção.
Escala de Satisfação: 9.0











  1. O Hobbit
6
Começa aqui minha chuva de elogios ao diretor mais modafuca do universo no que se fala de adaptações cinematográficas de Tolkien: Peter Jackson. O cara pegou um livro só e decidiu transformar em 3. As más línguas dizem que foi puramente para $$$$$$, mas se for... e daí? Continua sendo uma adaptação fiel e incrível! Linda de se ver, linda de rever e principamente perfeita no que se diz em trazer o enredo do livro para o filme. Coisas que são meramente mencionadas no livro, no filme ganham cenas épicas, como a batalha dos gigantes de pedra. Tanto Uma Jornada Inesperada quanto A Desolação de Smaug tem cenas com ambientação, figurino e elenco totalmente harmônicos. Os mimimizentos adoram achar o que botar defeito e ficam se perguntando ''mas por que criar um romance entre uma elfa que nem tem no livro e o Killi'' ? Para criar uma identificação feminina, criaturas! Mulheres gostam dessas coisinhas e se vocês acham que ele não devia fazer isso só pra atrair mais gente que não leu o livro aos cinemas, eu lhe digo: como você acha que ele pagaria o estouro no orçamento para fazer o filme ser maravilhoso como é? Então, se quer uma adaptação bem feita, vamos começar a ser mais receptivos a algumas mudanças que não alteram o enredo-base. (y)
 
Escala de Satisfação: 9.5



  1. O Senhor dos Anéis
7
De todas as adaptações de livro-filme, para mim, essa é a mais foderosa. O Senhor dos Anéis é a obra mais complexa e interessante de Tolkien (sai pra lá, Silmarillion lovers) primeiro por que tem três livros, segundo por que tem tantas tramas quanto Silmarrillion, terceiro por que tem os personagens mais carismáticos de todas obras publicadas e quarto por que é a história de Sauron e o Anel de Poder e disso ninguém ganha. Suck it up. O livro, admito, me cansou em várias partes, mas o filme me deixa ligada durante suas 3 horas de duração. Opa, 9 horas. Eu consigo facilmente ver uma maratona de SdA. A ambientação é linda. O elenco conta com nomes feitos pelo filme como Elijah Wood (Frodo) e Dominic Monaghan (Merry) e nomes que fizeram o filme como Christopher Lee (Saruman) e Ian Mckellen (Gandalf). O enredo foi alterado só quando necessário tanto para condensar a história e caber na duração do filme, quanto para melhorar o entendimento das cenas e maximizar a receptividade do público, como a mudança do aparecimento de Laracna que foi no segundo livro, mas é cena do terceiro filme e a dinâmica entre Legolas e Gimli, que não existe no livro, mas é um dos grandes acertos na adaptação de Peter. Falando em Legolas, Orlando Bloom foi tão feliz em sua interpretação que marcou os fãs e foi trazido de volta na adaptação de O Hobbit, mesmo ele não aparecendo no livro.
Essa trilogia vai ficar pra sempre no meu S2 como a melhor já feita e ficarei sempre desejando que um dia este cara resolva fazer um remake de Harry Potter. Por favor, Peter!
Escala de Satisfação: 10

E é isso. Quem gostou da joinha kkkk Comentem aí o que acharam desses filmes. Quem tira um e põe outro? Expressem-se :D

Postar um comentário

0 Comentários