Advertisement

Main Ad

Resenha: Encarcerados - John Scalzi




Título: Encarcerados | Autor: John Scalzi | Editora: Aleph | Páginas: 328 | Tradução:

Em Encarcerados, mistura de ficção científica com romance policial, John Scalzi nos brinda mais uma vez com uma aula de como criar seu próprio universo. Depois da ótima série da Guerra do Velho, este livro vem para consagrá-lo de vez como um dos grandes do gênero.

A trama se passa num mundo pós uma epidemia que matou uma grande parcela da população e os sobreviventes vivem com uma condição chamada Síndrome de Haden, onde suas mentes ativas ficam aprisionadas em corpo paralisados pelo vírus. Para contornar isso, os hadens usam avatares robóticos para viver, outros alugam corpos dos "integradores". E um desses integradores se vê no meio de um caso de assassinato. Protegido pela lei, ele não precisa revelar quem estava alugando seu corpo no momento do crime então resta convocar o haden Chris Shane para investigar junto ao FBI. 

Durante a investigação, é revelada uma verdadeira conspiração muito maior do que o inicialmente pensado. A construção da trama é complexa e intrincada, com cada lance sendo usado para nos apresentar mais do mundo dos hadens e nos fazer repensar muito sobre os direitos dos deficientes.




Scalzi usa seu enredo do mesmo modo que os melhores: o futurismo é usado para discussões sociais e nada que aparece é em vão. O personagem principal é um mistério à parte, onde nem mesmo descobrimos seu gênero (e até isso tem lógica dentro da história). Os secundários são bem utilizados e apresentados. O resultado é uma das melhores histórias que li esse ano e certamente um dos livros que entrou para minha lista de recomendações. 

A edição tem uma capa simples e até certo ponto misteriosa pela trama apresentada. A diagramação tem muito a ver com o tema e ajuda a emergir na leitura. Fonte adequada, folhas amareladas e sem erros de revisão. No geral, um ótimo livro tanto pela trabalho de arte quanto pelo conteúdo ;)

Postar um comentário

0 Comentários