Advertisement

Main Ad

Papo literário: Os clássicos não são difíceis: você só não está acostuma(o)

 


Lá no Skoob eu engatei um papo com uma menina que tava querendo desistir da leitura de Orgulho e Preconceito. Ela comentou que não tava entendendo nada e fui falar com ela pra saber porquê. A resposta foi a mesma coisa que ouço o tempo todo de gente que vem me pedir dica de como ler clássicos:
⠀⠀⠀
O texto é muito difícil. Não dá pra absorver o conteúdo.
⠀⠀⠀
E eu fiquei matutando sobre isso, pensando o porquê de eu, meus irmãos, alguns amigos, conhecidos e outros bookstagrams que vejo por aqui leem tão tranquilamente esses livros, mas várias pessoas insistem em chamá-los de "complexos", mesmo quando a narrativa é tão óbvia e agradável quanto as da Jane Austen (que no caso, convenhamos, é apenas uma história de romance gato e rato com muitos termos do século XIX).
⠀⠀⠀
Cheguei a conclusão que o problema é a falta de costume. Simples assim. Falei pra menina que já li O&P ao menos umas 15x e toda vez que leio percebo algo diferente. Na última leitura, por exemplo, me peguei gargalhando porque finalmente entendi o senso de humor do pai da Lizzie e notei que tinham muitas piadinhas sarcásticas nas falas dele. Assim como nas de Lizzie.
⠀⠀⠀
E isso é completamente normal. Os clássicos, em maioria, são de uma época onde os textos eram mais bem construídos, onde a fala era mais polida, mais pensada, e portanto usavam mais palavra para exprimir uma ideia. Hoje em dia nossa fala é muito mais informal, então os diálogos ficaram menores e usam palavras cotidianas.
⠀⠀⠀
E é essa a dificuldade de quem está começando a ler clássicos: pegar a ideia do todo no meio de um texto grande.
⠀⠀⠀
Já vi gente dizendo que se perde no meio da página e tem que voltar porque não absorveu o que tinha rolado. E vai ser assim na primeira leitura. Não se ache burro(a), não se diminua por isso e não desista.
⠀⠀⠀
Simplesmente saiba que há livros que demandam mais atenção e costume de leitura. Se você parar no primeiro que tentar, realmente nunca vai pegar o hábito de ler textos mais desenvolvidos e aí sim o mundo dos clássicos ficará fechado a você.
⠀⠀⠀
Mas continue a tentar. Prometo que vale a pena.

Postar um comentário

0 Comentários