Advertisement

Main Ad

Resenha: Sonhos elétricos - Phillip K. Dick



Título:
Sonhos Elétricos (Eletric Dreams)
Autor: Phillip K Dick
Editora: Aleph
Páginas: 256
Onde comprar: Amazon
Sinopse: OS CONTOS DE PHILIP K. DICK QUE INSPIRARAM A SÉRIE TELEVISIVA ELECTRIC DREAMS.
Philip K. Dick foi um dos maiores nomes da ficção científica em todo o mundo e encabeça, também, a lista dos autores do gênero mais roteirizados em Hollywood. Os dez contos de sua autoria reunidos nesta edição foram adaptados para a série televisiva britânica Electric Dreams, uma antologia de histórias futurísticas que, ao mesmo tempo, ilustram a visão profética de Dick e celebram o eterno apelo midiático de sua obra. Seguindo o que a literatura de Dick tem de melhor, os contos de Sonhos Elétricos apresentam cenários familiares, mas ao mesmo tempo estranhamente distorcidos, e têm o poder de questionar a realidade e tirar o leitor de sua zona de conforto.


Resenha


Philip Dick é um dos Reis da ficção científica, sem dúvida, mas no que tange as adaptações televisivas e cinematográficas ele não tem muita concorrência: Sonhos Elétricos é uma antologia de contos do início da carreira de Dick que foram reunidos neste livro após a produção da série homônima da Amazon Prime que aborda cada um dos 10 contos em um episódio. 







Uma vez que estas histórias vieram à luz logo no início da carreira do autor, é perdoável que não tenham os conhecidos plot twists e confrontamentos pesados pelos quais sua obra ficou conhecida, mas não há nenhuma decepção aqui. Os contos tem a habilidade de promoverem discussões certeiras sobre o assunto abordado e conversa com qualquer geração que os leia. O conto "Argumenta de Venda", por exemplo, me deixou embasbacada pelo realismo com que aborda um dos maiores males do nosso tempo: o insistente e desavergonhado marketing de produtos. 


E o que dizer de "O enforcado desconhecido " em que um homem está morto no meio na rua, pendurado pelo pescoço, e ninguém vê nada de errado nisso? Essa coletânea não teve o mesmo impacto que outros livros do Dick, mas cumpre a que veio como um grande exemplo de que o scifi é o gênero do futurismo e - por que não - do videntismo. 





Foi uma leitura muito mais leve do que estou acostumada em se tratando de Dick, com poucas páginas e um carisma tal na maioria dos contos que geraram interesse facilmente e por isso mesmo recomendo o livro a qualquer um que estiver querendo começar a admirar esse gênero/autor.

Postar um comentário

0 Comentários